Como é bonito o versículo que diz “O Senhor fará de vocês cabeça das nações, e não cauda”. Dt 28.13. Tão bonito quanto perigoso! Vamos dar uma olhada em algumas bênçãos que vem antes desse versículo e em seguida iremos um pouco à frente.
Bênção na cidade e no campo, filhos e colheitas abençoadas. Inimigos derrotados. Haverá chuva no tempo certo e emprestarão a muitas nações, mas não tomarão emprestado. Estas verdades estão presentes no capítulo 28 de Deuteronômio. Entretanto, duas observações: 1) São palavras dirigidas especificamente aos israelitas! 2) Os versículos 13 e 14 deixam bem claro que são bênçãos condicionais ao cumprimento de TODA a lei!
Então se queremos reclamar que nós como seremos ‘cabeça e não calda’, precisamos olhar em nossa genealogia se somos judeus. Depois precisamos observar se estamos cumprindo TODA a lei de Moisés! ‘E ai vai encarar?’
Mas se você quer tentar, vamos lá, continue lendo Dt 28 e veja o que aconteceria se o povo não cumprisse TODA a lei. Coisas do tipo: “O Senhor os ferirá com doenças devastadoras, febre e inflamação, com calor abrasador e seca, com ferrugem e mofo, que os infestarão até que morram”. Dt 28.22. E também “...ulceras do Egito e com tumores, feridas purulentas e sarna, males dos quais vocês não poderão curar-se. O Senhor os afligirá com loucura, cegueira e confusão mental”. Dt 28.27-28. E agora o impressionante: “Eles serão cabeça, e vocês serão a cauda”. Dt 28.43c. Será que eles foram fies à lei? Não! Se tivessem sido fiéis seriam cabeça, não foram, e por isso Israel vivia oprimido, subjugado! Constantemente em guerras, secas, desgraças, doenças!
Rm 3.19-20 19 “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.”
Gl 4.1-5 “1Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”
O único que cumpriu a Lei foi Cristo e morreu por nossas transgressões. O único que saciou a justiça de Deus é Jesus! Jesus é o único! Não temos o direito de clamar sobre nós as bênçãos de Dt 28, mas temos o direito deixar a ‘correnteza da graça’ nos levar em Cristo! Ef 2.8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.
Eu prefiro me tornar co-herdeiro em Cristo do que herdeiro da lei. A herança da lei pode ser boa, mas a co-herança em Cristo é infinitamente melhor!
Rm 8.17 “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”.
Mas como tornar-se co-herdeiro sem ser judeu? Vivendo segundo o Evangelho: “a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” Ef 3.6.
Nós, os cristãos, não precisamos reclamar sobre nós as bênçãos veterotestamentárias porque as neotestamentárias são superiores! Na ‘plenitude do tempo’ Deus revelou-se como outrora não fizera por causa da ignorância humana. E hoje podemos crer e depender exclusivamente de do sacrifício vicário de Jesus para nossa salvação e felicidade.
Que Jesus no abençoe, nos levando a viver cada dia mais segundo o Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário